O QUE É A SBPT

img-oque

Os free-agents do fitness

Em meados da década de 80, aparecem os primeiros personal trainers no Brasil – ainda chamados de professores de ginástica particulares.

Os clientes eram principalmente empresários e suas esposas, classe AAA, e as aulas eram na casa dos clientes.

Com a disseminação dos benefícios das atividades físicas e a proliferação de faculdades de Educação Física na década de 90, cresce o mercado e também a concorrência entre os profissionais. Os preços caem, atingindo assim uma parcela maior da população, ainda que restrito a uma elite econômica.

A grande oferta de profissionais de EF faz surgir, após 2000, o desemprego na área, os salários caem, jogando mais e mais profissionais para o personal training. A qualidade do serviço começa a declinar e já atinge a classe média trabalhadora (nível gerencial).

Como nos EUA, onde já são mais de 25 milhões de pessoas, os free agents começam a aparecer no Brasil. Os personal trainers são os maiores representantes desse movimento na área de fitness.

O personal trainer típico não tem tempo para atualizar-se, relacionar-se melhor com seus clientes, fazer uma melhor divulgação de si próprio e seus serviços. Com essas premissas surge a SBPT, Sociedade Brasileira de Personal Trainers.

A SBPT é uma entidade privada, que congrega um número limitado de personal trainers, com abrangência abrangência nacional , com o intuito de fortalecer a imagem e disseminar o treinamento personalizado de qualidade na sociedade, educando, assessorando e promovendo seus membros, bem como oferecendo educação para o bem-estar aos clientes desses membros.

marcos-tadeu
Marcos Tadeu
Diretor da SBPT