Quantos somos? Números do Personal Training no Brasil.

Em 2014, nós da SBPT – Sociedade Brasileira de Personal Trainers, nos dedicamos a elucidar uma questão bastante recorrente por parte de jornalistas, pesquisadores e empreendedores, que precisam de informações para suas matérias, trabalhos científicos e novos negócios na área de fitness: Quantos Personal Trainers há no Brasil?
A resposta para essa pergunta não é simples, e por isso mesmo ninguém nunca havia se aventurado a buscá-la sistemática e metodologicamente. A partir de 1998, com a regulamentação da profissão de Educação Física, o registro nos órgãos competentes (CREFs) passou a ser o único parâmetro, e qualquer profissional registrado pode, teoricamente, ser um Personal Trainer, ou dizer-se um.
Logicamente sabemos que não é assim na realidade. Há apenas uma parcela dos profissionais de Educação Física que se dedicam ao Personal Training, e é isso que buscamos e que agora revelamos a vocês.
Trabalhamos com diversos dados e indicadores para alcançar uma estimativa plausível, e o resultado nos parece bastante razoável. Cruzamos números de População brasileira, população americana, número oficial de personal trainers nos EUA, quantidade de profissionais de EF registrados no Brasil, faixas de faturamento de Personal Trainers, indicadores regionais, e chegamos aos números abaixo, que a partir de agora serão atualizados a cada ano, para que possamos acompanhar a carreira de Personal Training no Brasil, alma da atuação da SBPT.

Número de Personal Trainers no Brasil = 85.000
Distribuição regional:
– 56% no Sudeste
– 19% no Sul
– 12% no Nordeste
– 9% no Centro-Oeste
– 4% no Norte

Faturamento do Personal Training no Brasil = R$ 2,5 bilhões/ano

Participe do 9º Congresso Brasileiro de Personal Training e faça parte desse mercado em plena evolução. Acesse www.alliancefitness.com.br/cbpt

Fonte: SBPT – Sociedade Brasileira de Personal Trainers

5 responses on “Quantos somos? Números do Personal Training no Brasil.

  1. César disse:

    Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.

  2. Roseli disse:

    Boa tarde, gostaria de saber qual a ultima atualização desta pesquisa…

    Grata
    Roseli

  3. Rodrigo disse:

    Vou começar a atuar como personal e penso que este mercado ainda tem muito a crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.